Por: Rosana Pinto Em: novembro 27, 2017 Em: Notícias Comentários: 0

Tradicionalmente, o Dia Nacional do Samba será comemorado pela União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp) nesta sexta-feira (1º/12) com uma roda de samba, reunindo baluartes para celebrar a cultura popular brasileira e um dos seus representantes mais genuínos – o samba, patrimônio imaterial paulista.

O palco das festividades será a sede da Uesp (Rua Rui Barbosa, 588 – Bela Vista), a partir das 20 horas, com a recepção dos pavilhões das agremiações, velha-guarda, compositores, baianas e sambistas. Em seguida, ocorrem a escolha do Cidadão e Cidadã Samba e a nomeação de novos integrantes da Embaixada do Samba Paulistano.

À meia-noite será acesa uma vela, cuja chama representa a resistência cultural, dando início à tradicional “Vigília do Samba”, que se estenderá por toda a madrugada. A programação traz ainda festival gastronômico, mostra de filmes e roda de samba, que contará com a participação do projeto Caio no Samba, entre outras atrações.

Às 6 horas da manhã acontece a “Alvorada do Samba”, anunciada com o toque de clarim e com a presença de líderes religiosos, que realizarão um ato ecumênico. Seguindo a tradição, a data será saudada com a leitura da “Carta do Samba”, registro histórico do primeiro encontro de sambistas, realizado em 1962, em exaltação a cultura popular brasileira. O evento tem entrada grátis.

Trackback URL: http://uesp.com.br/uesp-comemora-o-dia-nacional-do-samba-com-vigilia-e-alvorada/trackback/

Faça um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − quinze =