Por: Rosana Pinto Em: maio 22, 2017 Em: Notícias Comentários: 0

Em clima de festa, foi realizada no dia 15 de maio a eleição da nova diretoria da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). Com 37 votos contra 21, o atual diretor de Carnaval, Alexandre Magno, o Nenê, foi eleito o décimo primeiro presidente da entidade, e vai suceder Kaxitu Ricardo Campos, que esteve à frente da entidade por oito anos. Nenê encabeçou a Chapa “Matriz do Samba”, que deve tomar posse em junho, tendo como vice-presidente, Nel Costa; diretor financeiro, Carlos Alberto (Juninho Berin); diretor secretário, Gilberto Domanico (Nenê TJ); e diretor de carnaval, Demis Roberto. O mandato é de quatro anos (2017/2020).

O processo eleitoral, coordenado pela comissão formada por Adriano Bejar, do Brinco da Marquesa; Antônio Carlos Reis Junior, do Cacique da Vila, e Anderson Balbino, da Estrela Cadente, transcorreu tranquilamente.
Das 63 agremiações filiadas à UESP, duas delas não compareceram às eleições e outras três não estavam aptas a votar por problemas de documentação, totalizando 58 votos válidos. Destes, foram apurados 37 para a Chapa “Matriz do Samba” contra os 21 da Chapa “Renovação”.

“O maior desafio será conquistar essas 21 agremiações que votaram contra a nossa chapa. Vamos buscar a unidade na UESP, que está muito desagregada. Precisamos aglutinar todos e trabalhar com o mesmo propósito”, afirma o presidente eleito.

O fortalecimento da UESP, inclusive, juridicamente, é outra bandeira de Nenê. “Hoje, o CNPJ da entidade está comprometido e vamos regularizar isso para, então, colocarmos em prática as nossas propostas baseadas em cinco eixos: equilíbrio econômico, implementação de novos projetos junto à comunidade, estratégia de gestão institucional e cultural, reestruturação organizacional e plano comercial.”


Perfil do presidente eleito
 – Alexandre Magno, o Nenê, começou a sua trajetória na organização do carnaval de base paulistano aos 16 anos. Apaixonado por carnaval, ele sempre desfilou na escola de samba do seu bairro, a Nenê de Vila Matilde. Foi em 1993, que estreou como cronometrista no desfile realizada na Vila Sabrina. “O cronometrista não apareceu no desfile e a minha tia (Edleia dos Santos, então presidente da UESP) me pediu que fosse para o local.Lá, encontrei o Kaxitu, então coordenador de desfiles que me ajudou naquele dia e nos anos seguintes”, conta Nenê.

De cronometrista, ele passou a coordenador de bairro, depois coordenador geral de carnaval nos bairros. Nenê relembra que, depois trabalhou na equipe de produção, que tinha base no Anhembi (atual SP Turis). “Acabei acumulando as funções de produtor e coordenador de carnaval.”
“Ao longo de todos esses anos, o presidente Kaxitu sempre me incentivou e me preparou. Em sua primeira gestão, assumi como diretor de carnaval, cargo que – segundo o próprio Kaxitu – é o mais importante da UESP. Pois, o diretor de carnaval tem contato direto e, praticamente, diário com os presidentes das agremiações, vivencia os problemas, trata de regulamentos, providencia infraestrutura, realiza reuniões com os órgãos públicos, entre outras atribuições”, explica Nenê.
De acordo com Nenê, a ideia de ser presidente da UESP veio do atual mandatário da entidade, Kaxitu, que, logo em seu primeiro ano no cargo, avisou  gostaria de prepará-lo para a sucessão e apoiá-lo como candidato. “Lealdade, respeito e gratidão ao presidente Kaxitu por tudo que aprendi. Ele é e sempre será um grande professor”, destacou Nenê, que, no dia seguinte à sua eleição, disse que está aliviado e ansioso para conduzir os trabalhos à frente da “Matriz do Samba”.  Alexandre Magno tem 40 anos de idade e é turismólogo.

Eventos 
– No dia 3 de junho, sábado, a partir das 21 horas, na quadra da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, ocorre o primeiro evento sob a gestão do presidente Nenê com a entrega dos troféus aos campeões do Carnaval 2017, sorteio da ordem dos desfiles para o Carnaval 2018 e apresentação da nova diretoria da UESP. Shows das agremiações: Nenê de Vila Matilde; Bloco Inajar de Souza, campeão dos Blocos Especiais; Camisa 12, campeã do grupo 2 e Acadêmicos do Tatuapé, campeã do Grupo Especial. Dia 1 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo, está prevista a posse solene da nova diretoria. Em breve, mais informações sobre esse evento.

Trackback URL: https://uesp.com.br/alexandre-magno-o-nene-e-eleito-presidente-da-uesp/trackback/

Faça um comentário: