Por: Rosana Pinto Em: fevereiro 28, 2019 Em: Notícias Comentários: 0

Começou a contagem regressiva para o carnaval 2019. A Uesp – União das Escolas de Samba Paulistanas promoverá nos dias 2, 3 e 4 de março os desfiles oficiais das agremiações em três bairros da cidade de São Paulo: Centro, Vila Esperança e Butantã. Fazem parte da Uesp sessenta e quatro agremiações carnavalescas, entre escolas de samba e blocos de fantasia.

Na região central, os desfiles acontecem na avenida São João, a via paulistana imortalizada na canção de Caetano Veloso, Sampa. Cerca de cinquenta mil pessoas vão curtir a folia por lá, que será dividida em dois dias (3 e 4 de março) dezesseis blocos do Grupo Especial e Grupo de Acesso passarão pela avenida. Nos dois dias de folia os desfiles começarão às 17h20.

No Butantã (Av. Eliseu de Almeida) a folia acontecerá no domingo e na segunda-feira. O afoxé Ilê Axé Omo Ode abrirá a noite dos desfiles, dia 3 de março, às 18h40. Na segunda-feira as festividades começarão às 19h20, ao total doze agremiações do Grupo Especial de Bairros e cinco pleiteantes desfilarão.

Na Vila Esperança (Av. Alvinópolis) está concentrado o carnaval mais tradicional da cidade. Lá começa na segunda-feira, às 19h20, e tem o maior número de desfiles Escolas de Samba. Entre os dias 2 e 4 de março, vinte e cinco Escolas de Samba do Grupo Acesso I e Grupo Acesso II de Bairros e quatro pleiteantes passaram pela avenida.

Mais de quinhentos profissionais estão envolvidos para fazer o carnaval acontecer. A segurança do evento contará com uma equipe de mil homens, entre, a Policia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Metropolitana, Corpo de Bombeiros e seguranças particulares. Segundo o presidente da Uesp, Alexandre Magno, o número de pessoas que prestigiam todos os movimentos culturais da Uesp, chegou a meio milhão em 2018. “O carnaval em São Paulo está cada vez mais forte e muitos paulistanos preferem ficar na cidade e desfrutar das diversas atrações, inclusive já existem dados que indicam crescimento do turismo no mês nesta época do ano”, diz ele.

28