Por: Rosana Pinto Em: dezembro 18, 2021 Em: Notícias Comentários: 0

Tradicionalmente no Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro, a União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) anuncia o Cidadão e Cidadã Samba, dois baluartes do Carnaval de São Paulo, que integram a Corte Oficial do Carnaval de São Paulo. Os escolhidos são os embaixadores Nelson dos Santos e Odette Carvalho. Quem veste a faixa de Cidadã Samba 2022 é Odette Carvalho, irmã do radialista Evaristo de Carvalho.

Aos 82 anos, Dona Odette conta que cresceu ouvindo ao lado do seu pai muita música e, ela e os irmãos, brincavam de rádio, enquanto sua mãe escrevia versos. Sua trajetória no Carnaval começou como jurada nos desfiles na avenida São João. Dona Odette é uma das fundadoras da escola de samba Império de Casa Verde, onde atuou em todos os setores: de vice-presidente a coordenadora da Ala das Baianas e das Crianças. Atualmente, ela desfila na Unidos do Peruche.

Dona Odette foi idealizadora do Instituto Evaristo de Carvalho, lançado em 2015. “A escola de samba é um teatro ambulante, fonte da cultura popular, e temos o compromisso de difundir a festa mais popular do Brasil”, destaca a embaixadora.

O Cidadão Samba 2022 é Nelson Amaro dos Santos, de 72 anos, que nasceu no Rio de Janeiro, mas na década de 1970 migrou para São Paulo, onde fixou morada na zona Norte da capital paulista. Começou a frequentar a escola de samba Mocidade Camisa Verde e Branco e depois a Mocidade Alegre.

Em 1993, ele fundou o bloco carnavalesco Garotos da Vila Santa Maria, que presidiu por 26 anos. Há 5 anos integra a Embaixada do Samba Paulistano. “São Paulo me recebeu de braços abertos e me deu tudo o que eu tenho: minha família e o Carnaval. Sou muito grato ao samba e vou sempre lutar pela sua preservação”, diz Sr. Nelson.