Por: Rosana Pinto Em: dezembro 03, 2024 Em: Notícias Comentários: 0

O Dia Nacional do Samba foi comemorado com muita festa pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) na noite de domingo, 1º/12, em sua sede na Bela Vista.

A programação teve início às 20 horas com a recepção dos pavilhões das agremiações carnavalescas, além dos baluartes, integrantes da Velha-Guarda de várias agremiações, baianas, entre outros convidados. Alexandre Magno (o Nenê), presidente da UESP; e a embaixadora Laura Iris (a Laurinha), presidente da Embaixada do Samba Paulistano, anunciaram o novo casal de Cidadão e Cidadã-Samba 2025.

Os escolhidos são os embaixadores Jorge Luiz de Oliveira (Jorginho Saracura), da Vai-Vai; e Vera Lúcia Monteiro da Silva (Tia Vera), da Prova de Fogo. Os dois baluartes do Carnaval de São Paulo vão integrar a Corte Oficial do Carnaval de São Paulo.

Também tomaram posse os novos integrantes da Embaixada, sambistas de notório saber com, pelo menos, 25 anos de atuação no Carnaval de São Paulo.

Os novos embaixadores são Maria de Lourdes Correia de Melo (Mocidade Alegre); Sueli da Silva (Barroca da Zona Sul); Geralda Ferreira, a Pulguinha (Rosas de Ouro), Antônio Carlos Ignes (Tom Maior), Ademir Maceió (Mocidade Camisa Verde e Branco) e Renato Lourenço Gomes (Acadêmicos do Tatuapé). O embaixador Laerte Toporcov, fundador da Imperador do Ipiranga, recebeu a faixa de Embaixador-Mestre.

Foram entregues medalhas do Mérito Sambístico a Alexandre Marcelino, diretor da Escola de Formação de Avaliadores de Carnaval, e a Edson Gomes, que representou a Coordenação de Carnaval da UESP. Depois das homenagens, à meia-noite em ponto, começou a Vigília do Samba, que adentrou a madrugada com uma roda de samba animada pelo grupo Matriz do Samba e convidados.

​Às 6 horas da manhã, aconteceu a “Alvorada do Samba”, com a presença de líderes religiosos, que realizaram um ato ecumênico.

Texto: Rosana Pinto
Crédito: Daniel Amorim/UESP