A União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) realiza no sábado, dia 24 de janeiro, o Miss UESP 2026, concurso que há mais de uma década celebra a elegância, o talento e a força do Carnaval paulistano.
A abertura dos portões do Memorial da América Latina (Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda) será às 13 horas, dando início à programação com uma feira gastronômica e de afroempreendedorismo, valorizando sabores, saberes e iniciativas da economia criativa negra. O evento é gratuito.
A partir das 15 horas, o público prestigia os shows de Salgadinho e Claudinho de Oliveira (Ex-Soweto), artistas que vão embalar a tarde com muito samba e pagode.
A escolha da Corte UESP tem início às 17 horas, quando serão escolhidas a Rainha do Samba, duas Princesa do Samba, os Passista de Ouro e de Prata, e a inédita Diva Plus.
Antes do anúncio dos eleitos da Corte da UESP 2026, acontece o show do grupo Art Popular, que vai apresentar seus grandes sucessos.
Novidade
O Miss UESP deste ano chega com uma novidade histórica: a estreia do Diva Plus, categoria que amplia a representatividade e reafirma que o samba é plural, diverso e feito para corpos reais que sempre estiveram na avenida.
Criado em 2010, o Miss UESP é reconhecido como o maior concurso de samba feminino e masculino do Brasil, elegendo anualmente a Rainha do Samba, duas Princesas, além dos Passistas de Ouro e de Prata. A partir do Carnaval 2026, o concurso passa a contar também com uma representante Plus Size, fortalecendo o compromisso da entidade com a inclusão, a identidade e a valorização da comunidade sambista.
Eduardo Caetano, coordenador artístico do concurso e diretor de Eventos da UESP, destaca a nova formação com a Diva Plus Size. “A ideia é aumentar a diversidade, estimular e dar a todos que desejam participar deste concurso, que tem lugar para todos os corpos”, destaca.
“A UESP é a guardiã das tradições do carnaval paulistano e realiza o já reconhecido como o maior concurso de samba feminino e masculino do Brasil, que é Miss UESP. E agora traz mais uma inovação, que busca valorizar todos aqueles que estão nas quadras e terreiros das agremiações paulistanas”, afirma Alexandre Magno (Nenê Teixeira), presidente da UESP.
Na categoria Diva Plus 2026, novidade que estreia no concurso e amplia a representatividade dentro do samba paulistano, concorrem Bianca Plus, Elisangela Silveira, Nega Rô, Pâmela Lino, Tiane Bombom e Tiffany Wah. A iniciativa reconhece a pluralidade dos corpos que constroem o carnaval e reafirma o compromisso da UESP com inclusão, identidade e valorização das mulheres que sempre estiveram nas quadras e na avenida.
Já na disputa pelos títulos de Passista de Ouro e Passista de Prata 2026, que destacam ritmo, técnica, expressão corporal e entrega artística, participam Andy Luis, Edson Junior, Gab Brandão, Jorge Paiva, Kayo Cesar, Leandro Moreira, Paulo Inácio e Will Alves, sambistas que representam a força do movimento, a tradição e a renovação do samba.
O tradicional concurso Miss UESP 2026, que elege a Rainha do Samba e suas Princesas, reúne mulheres que carregam no corpo a elegância, no olhar a história e no coração a responsabilidade de representar o samba paulistano. Disputam o título Amanda Dias, Cacau Poesia, Isabella Alves, Jenny Braz, Manu Santana, Mari Loduvico, Marília Regina, Morena Sorriso, Samara Lais, Sthefanni Souza e Tauani Lina.
A Corte da UESP participa dos desfiles das agremiações de base do Carnaval Oficial da cidade de São Paulo nos dias 7, 8, 14, 15 e 16 de fevereiro, na Vila Esperança (Metrô Vila Matilde) e Butantã (Metrô Vila Sônia). A programação completa está no site www.uesp.com.br
Serviço – Miss UESP 2026
Data: Sábado, 24/01/2026
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simón Bolívar – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda
Capacidade: 1.788 pessoas
Classificação: Livre
Entrada Gratuita
Programação*
13h – Abertura dos Portões
15h – Shows do Salgadinho e do Claudinho de Oliveira
17h – Início do Concurso
21h – Show Art Popular
22h – Encerramento
(*) Sujeita a alteração