Por: Rosana Pinto Em: maio 15, 2021 Em: Notícias Comentários: 0

No último dia 13 de maio à União das Escolas de Samba Paulistanas – UESP, realizou sua assembleia específica de processo eleitoral para a escolha da nova diretoria que irá conduzir sua gestão no quadriénio 2021-2025.

A “Chapa Evolução”, encabeçada por Alexandre Magno, o Nenê, foi aclamada pela plenária e terá a missão de administrar a Matriz do Samba nos próximos quatro anos.

Esta eleição está sendo apontada como uma das mais difíceis da história da UESP, pois a nova diretoria enfrentará os desdobramentos do período pandêmico, uma vez que, os setores da cultura e economia criativa foram ao mais afetados pelo novo coronavírus e, assim, equacionar as perdas na cadeia produtiva do carnaval como a suspensão do contrato 2021 e encontrar saídas para prover a realização dos desfiles subsequentes, sobretudo, 2022, deverão ser consideradas fatores primordiais na estratégia do planejamento.

Apesar do pleito ter acontecido com a participação de chapa única, o presidente reeleito Nenê, credita o acontecido em função do bom momento de sua gestão como se pode observar em declaração a seguir:

“[…] este é um momento histórico, pois chegar em um processo eleitoral na UESP com chapa única e sem nenhuma manifestação contrária ou “voto de desagravo”, é a certeza de que as filiadas estão reconhecendo nosso trabalho. Ao colocar na balança os erros, que houveram e não os escondemos para de baixo do tapete, eles certamente foram sobrepujados pelos acertos de uma gestão que focou no reequilíbrio financeiro da casa e na manutenção de nossas raízes, que permitiram avanços perceptíveis nos desfiles dos últimos quatro anos. No entanto, ainda temos muito para melhorar e impor nossas ideias com mais tempo de execução, pois os primeiros quatro anos passaram sobre nossos olhos feito uma flecha e o tempo depositado na manutenção administrativa, compartilhado com a implantação do nosso projeto que previa um novo conceito de gestão, não foi o suficiente, por isso, decidimos tentar a reeleição e conseguimos esse voto de confiança dos presidentes e presidentas.

Diferente de outros momentos, a eleição da UESP que sempre é marcado por uma aglomeração de pessoas que tomam conta da sede e ocupam as calcadas e o asfalto da Rua Rui Barbosa, desta vez, aconteceu com um cenário totalmente diferente, pois a Comissão Eleitora que é a responsável pela organização das eleições da entidade, resolveu restringir apenas a uma pessoa por agremiação que teria direito ao voto. Assim, neste momento de zelo que passamos, a celebração da democracia não aconteceu em um formato de festa e deu lugar aos protocolos sanitários que visam proteger e garantir a vida.

Composição da Diretoria da UESP 2021-2025:

Presidente – Alexandre Magno (Nenê)
Vice-presidente – Demis Roberto
Diretora Financeira – Débora Justino
Diretor Secretário – Gilberto Domânico (Nenê TJ)
Diretor de Carnaval – Francisco Júnior (Smedley)

Comissão Eleitoral

Presidente – Marcio Araújo (Fumaça): Cabeções de Vila Prudente
1º Secretário – Antônio Carlos: Kacike da Vila
2º Secretário – Wilian Gelmeti: Unidos de Guaianases