O presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), Alexandre Magno (Nenê Teixeira, foi um dos premiados do Troféu Raça Negra 2025, uma das mais tradicionais e importantes celebrações de reconhecimento às personalidades negras que contribuem para a cultura, a cidadania e o fortalecimento das identidades afro-brasileiras.
Nesta edição histórica, realizada no dia 10 de novembro, no Espaço Unimed, Nenê Teixeira recebeu a estatueta prata, criada especialmente para marcar as bodas de prata do evento.
A noite também prestou homenagem especial à cantora, compositora e deputada estadual Leci Brandão, que levou a estatueta de ouro, reconhecimento máximo do Troféu Raça Negra. Leci, símbolo de resistência e referência na defesa dos direitos da população negra, foi celebrada por sua trajetória artística, política e social.
A premiação a Nenê Teixeira reconhece seu papel à frente da UESP e sua atuação em prol do carnaval paulistano, da preservação da cultura popular e da valorização das comunidades que constroem a festa. Sua trajetória reforça a importância de lideranças negras em espaços de gestão cultural e no fortalecimento de políticas de representatividade.
O Troféu Raça Negra, que comemorou 25 anos do prêmio, foi criado para destacar personalidades que contribuem de forma significativa para o combate ao racismo e para a promoção da igualdade racial, entrou em 2025 celebrando um quarto de século de impacto cultural e político no país.