A Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura, e a Rede Câmara SP firmaram uma parceria inédita para a transmissão dos desfiles do Grupo Especial de Bairros, que faz parte da UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas).
Os desfiles serão realizados durante o Carnaval, no domingo (2) e segunda-feira (3/3), na avenida Eliseu de Almeida, no Butantã, zona oeste da capital, com transmissão simultânea da TV Cultura (a partir das 22h, no domingo; e às 23h45, na segunda, após o Roda Viva) e TV Câmara (a partir das 22h, em ambos os dias).
“Para nós é um dia histórico, um dia de festa, porque nós sempre tivemos o sonho de transmitir o Grupo Especial de Bairros que, hoje é o maior grupo da UESP, o maior grupo de Carnaval de bairros do Brasil. Para nós, transmitir essa festa tanto na televisão aberta quanto na casa do povo, para nós é algo mais que especial. Estamos muito felizes com essa parceria inédita entre TV Cultura e TV Câmara”, ressaltou Alexandre Magno, o Nenê, presidente da UESP. E ainda acrescenta: “Quero agradecer aqui abertamente a Câmara Municipal de São Paulo e sua importância para o carnaval da cidade. Já tem alguns anos que a Câmara é um dos grandes incentivadores do Carnaval de São Paulo. Eu preciso ressaltar aqui o presidente Ricardo Teixeira pois, sem ele, não teríamos essa parceria”, finalizou Nenê.
O diretor de Rede e Novos Negócios da TV Cultura, Fábio Chateaubriand, comenta que a transmissão enaltece a cultura popular e preza pelo comprometimento com a cultura. “Seguindo esse compromisso, transmitiremos os desfiles da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP), e daremos destaque durante a programação às principais manifestações desse que é um dos símbolos da cultura nacional, o Carnaval. É a valorização da diversidade e da criatividade do brasileiro”.
Atualmente, o Grupo Especial de Bairros da UESP é formado por 12 agremiações espalhadas pela cidade. No domingo (2/3), a partir das 20h, desfilam na avenida as agremiações Unidos do Vale Encantado, Unidos de Guaianases, Combinados de Sapopemba, Isso Memo, Lavapés Pirata Negro e Saudosa Maloca. Já na segunda (3/3), será a vez das escolas Amizade Zona Leste, Acadêmicos de São Jorge, Unidos de São Miguel, Unidos de Santa Bárbara, Uirapuru da Mooca e Leandro de Itaquera.
Sobre a UESP
A UESP é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 10 de setembro de 1973 com objetivo de unir as Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos e representá-los junto ao poder público. Atualmente, congrega 64 agremiações. Além de organizar os desfiles, a UESP também desenvolve projetos em conjunto com suas filiadas visando a construção e o fortalecimento das comunidades e a valorização da cultura popular brasileira. Para mais informações, acesse o site www.uesp.com.br
Sobre a TV Cultura
Há 55 anos, a TV Cultura é reconhecida como a principal emissora pública do país, sustentada por três pilares: Cultura, Educação e Informação. Com programação premiada e voltada para diversos públicos e faixas etárias, destaca-se no cenário nacional pelo conteúdo atual, atrativo, crítico, democrático e inovador, dedicado ao desenvolvimento do cidadão.
Sobre a Rede Câmara SP
A Rede Câmara SP é uma hub de conteúdo multiplataforma que integra TV, Web Rádio, Portal de notícias e Redes Sociais, responsável por transmitir todos os trabalhos da Câmara Municipal de São Paulo. Além da cobertura multimídia de Sessões e Comissões, conta uma programação diversificada.00