Por: Rosana Pinto Em: novembro 29, 2023 Em: Sem categoria Comentários: 0

Como acontece anualmente, a UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas) está preparando uma grande festa para celebrar o Dia Nacional do Samba.

Tradicionalmente, a comemoração organizada pela UESP começa na noite do dia 1º/12 (sexta-feira) e estende até às 6 horas da manhã de 2/12 (sábado), Dia Nacional do Samba.

Pela primeira vez, o palco das festividades sairá da sede da UESP e vai ganhar as ruas, ou melhor, a pista de desfiles na Rua Alvinópolis, na Vila Esperança, ao lado do Metrô Vila Matilde, na Zona Leste da capital paulista.

Na programação, que terá início às 20 horas, haverá a apresentação do casal de Cidadão e Cidadã Samba 2024: Antônio Carlos Ferreira (Tonheca) e Lourdes Ribeiro, que receberam a faixa no último sábado (25/11) na eleição da Corte do Carnaval de São Paulo, da qual eles também fazem parte.

Também serão anunciados os novos integrantes da Embaixada do Samba Paulistano, que é composta por personalidades das agremiações carnavalescas e de entidades representativas do Carnaval, que, ao longo dos anos, têm contribuído para a preservação e difusão da cultura brasileira, em especial do samba e do Carnaval.

Outra novidade deste ano será a realização de shows musicais com grandes nomes do samba. Já estão confirmados: Xande de Pilares, Renato da Rocinha, Grupo Só Kurtição, Grupo Matriz do Samba, Zanza Simião & Amigos e Embaixada do Samba Paulistano.

Vigília e Alvorada do Samba

A tradicional Vigília do Samba começará à meia-noite, quando será acesa a vela, cuja chama representa a resistência cultural. A vigília se estenderá por toda a madrugada com roda de samba com o grupo Matriz do Samba e convidados.

Às 6 horas da manhã do dia 2/12, acontecerá a “Alvorada do Samba”, anunciada com o toque de clarim e presença de sambistas e de líderes religiosos, que realizarão um ato ecumênico e celebrar a cultura popular brasileira e um dos seus representantes mais genuínos – o samba, patrimônio imaterial paulista.

O evento é gratuito e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, secretarias municipais de Cultura e de Turismo, subprefeitura da Penha, CET e Polícia Militar do Estado de Paulo.