A Virada da Consciência, organizado pela Universidade Zumbi dos Palmares, foi sensacional. A UESP apoiou várias iniciativas da Virada, entre elas o 1° Congresso do Samba da Virada da Consciência, realizado de 14 a 17/11, na Fábrica do Samba I.
Além da UESP, o evento contou com o apoio da Liga-SP e Fenasamba. Na abertura, dia 14/11, os presidentes das instituições estiveram presentes e falaram sobre a importância da iniciativa para destacar temas importantes para o futuro do Carnaval paulistano.
Neste mesmo dia, aconteceu primeira mesa de debates, que abordou o tema “Mulheres e o Carnaval” e reuniu personalidades femininas do mundo do samba paulistano: Angelina Basílio (presidente do Rosas de Ouro), Edleia dos Santos (ex-presidente da UESP), Solange Cruz (presidente da Mocidade Alegre), Rosemeire Marcondes (presidente de Honra da Lavapés) e a jornalista Lyllian Bragança. A mediação ficou por conta de Maitê Freitas, da Samba Sampa.
No dia 15/11, foi focalizado o tema “Escolas de Samba: Territórios de Sociabilidade e Sustentabilidade” e contou com a participação dos jornalistas Juarez Xavier e Oswaldo Faustino, do sociólogo Tadeu Kaçula, da psicóloga Vanessa Dias (diretora Social da Rosas de Ouro) e da psicopedagoga Vânia Vilhena (diretora da Unidos de Vila Maria).
O turismo, a festa e os desfiles das escolas de samba na economia da cidade de São Paulo foram os temas abordados no dia 16/11, com a participação de Alberto João e Gustavo Lima (do Site Carnavalesco), Luis Sales (Gerente de Comunicação da SPTuris), Sidney França (carnavalesco da Vai-Vai), Tiara Ju Pablo (Unifesp) e o intérprete Thobias da Vai-Vai.
A última mesa de debates, dia 17/11, contou com a mediação da jornalista Adriana Terra e os participantes – a jornalista Claudia Alexandre, que também fez a curadoria do Congresso; o historiador Bruno Baronetti; o sambista e jornalista Fernando Penteado e o radialista Moisés da Rocha, de O Samba Pede Passagem, deram verdadeiras aulas sobre “Tradição e Modernidade no Carnaval”.
No encerramento do Congresso do Samba, os presidentes da entidades promotoras do evento Alexandre Magno (UESP), Sidnei Carriuolo (Liga-SP) e Kaxitu Campos (Fenasamba) agradeceram a parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares e destacaram a importância do primeiro Congresso do Samba.
A programação da Virada da Consciência prosseguiu no sábado, dia 18/11, com a realização da Feijoada da Consciência e o Concurso de Samba no Pé, ambos na Fábrica do Samba. No dia 19/11, seria realizado o Encontro das Baterias, no vão livre do Masp (na avenida Paulista), mas foi cancelado em virtude da previsão de fortes chuvas naquele dia.
Confira as fotos do Congresso do Samba, clicando no link.